sexta-feira, 15 de julho de 2011

CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Exploração sexual cresce no Brasil

Publicado em 15 de julho de 2011
Clique para Ampliar
Metade dos municípios brasileiros registra denúncias de exploração sexual por meio do Disque 100
JULIANA VÁSQUEZ
O Governo brasileiro estuda medidas para conter o avanço dos casos de abuso contra jovens no País
Brasília. Em metade dos municípios brasileiros há registros de denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes. É o que mostra um levantamento feito em maio pela Secretaria de Direitos Humanos (Sedh) da Presidência da República.

Segundo o estudo, as regiões Sudeste e Nordeste concentram 64% dos municípios de onde partiram ligações para o Disque 100, número por meio do qual é possível fazer, anonimamente, denúncias de abusos sexuais de crianças e adolescentes.

Para a secretária nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Sedh, Carmem Oliveira, o aumento do número de denúncias se deve à maior conscientização da população e, também, ao aumento dos casos de violações, principalmente em localidades com grandes obras em andamento. Segundo ela, essas obras atraem muitos homens desacompanhados das famílias e, na maioria das vezes, os municípios têm pouca estrutura para combater a exploração.

"Temos evidência que, no contexto das grandes obras, aumentam os casos de violação", disse a secretária.

A Região Centro-Oeste lidera, proporcionalmente, o número de denúncias, com mais de 63 para cada grupo de 100 mil habitantes. Em seguida, estão as regiões Norte (57,99), Nordeste (54,83), Sul (42,34) e Sudeste (35,23).

Segundo a secretária, a Pasta está trabalhando em quatro frentes para combater os abusos: Copa do Mundo, grandes obras (principalmente de usinas), rodovias e fronteiras. Ela informou que as 12 capitais que vão receber jogos da Copa de 2014 estão entre as 100 cidades com mais alto número de casos de exploração sexual de crianças e adolescentes.

A ministra da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), Maria do Rosário, anunciou que serão realizadas ações específicas de prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 e nas regiões onde serão construídas as hidrelétricas de Jirau (RO) e Belo Monte (PA).

"Nós estamos planejando ações de fortalecimento dos conselhos tutelares, há uma operação já organizada para a região de Belo Monte e Jirau. Já temos parcerias com várias empresas e com a sociedade civil, e estamos atuando com as prefeituras para impedir que a exploração sexual se instale", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário